Como enviar mensagens aos compradores do meu conteúdo digital?

As orientações neste artigo são aplicáveis apenas para:

Conteúdos digitais

Nossa plataforma permite que os produtores de conteúdos digitais enviem comunicados para seus alunos e leads gerados no processo de compra. O envio pode ser realizado a qualquer momento,  independente do status do pedido. 

No painel de gestão de conteúdo você encontra os status abaixo:

Participante Confirmado, cujo pedido foi aprovado.

Pagamento Pendente, onde a compra está passando pelo processamento do banco para identificar o valor pago. 

Pagamento não efetivado, quando não identificamos o  pagamento da inscrição e automaticamente esse pedido é cancelado. 

Participantes cancelados/reembolsados, corresponde aos compradores que já tiveram o pedido cancelado e o  estorno foi realizado. 

Como realizar os envios? 

Para enviar uma mensagem, você deve acessar o menu “Participantes”, do painel de controle do seu conteúdo digital, e clicar na aba “Enviar e-mail”. Nessa área você definirá os filtros para envio. 

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No item “Para”, ao clicar em “Filtrar Participantes”, você consegue selecionar o público que receberá aquela comunicação. 

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Após aplicar os filtros desejados, clique em “Selecionar Participantes”. 

Pronto! Após configurar estas definições de envio, basta escrever sua mensagem e enviá-la aos compradores desejados, clicando no botão “Enviar e-mail” ao final da página:

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Como meus compradores poderão entrar em contato comigo?

Para os compradores falarem com você, basta que eles acessem a página do seu conteúdo digital e cliquem no botão “Fale com o produtor”, disponível abaixo da descrição do curso:

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Ao enviar a mensagem, ela será encaminhada diretamente para o seu endereço de e-mail (o mesmo e-mail da sua conta Sympla utilizada para criar o seu conteúdo digital), e você poderá responder o seu comprador diretamente por lá. :)

Como aplicar esses envios em minha estratégia de marketing?

Diversas são as possibilidades das estratégias  com esses envios e vamos destacar abaixo algumas delas e qual público aproveitar.  

Engajamento: O engajamento corresponde à interação do seu público com sua marca. Ter um público engajado ajuda diretamente na divulgação e imagem de confiança. Quando o cliente se identifica com seu produto e entende seu valor, naturalmente essa troca acontece. 

Você pode engajar seu público criando conteúdos personalizados, ouvindo seu cliente e entregando para ele o que deseja, interagindo com as pessoas e criando conteúdos exclusivos que chamem atenção dele. 

Em seu conteúdo Play, você pode aproveitar o contato de todos os compradores, independente do status da compra, para incentivá-los nessa interação.

Retenção: A retenção de cliente consiste em manter o cliente ativo e satisfeito, sendo uma consequência de estratégias pensadas em demonstrar efetivamente o valor do seu produto ao cliente. Reter o cliente é o início de uma fidelização, um relacionamento de confiança e longo prazo.

Você pode aproveitar os contatos dos clientes ativos para fortalecer essa relação. Enviando conteúdos exclusivos,  pesquisas para identificar melhorias e abrir um canal de troca. 

Conversão de venda: Realizar a inscrição em seu conteúdo é o primeiro passo que demonstra interesse na venda, contudo, nem sempre essa compra é finalizada e com a possibilidade de envio de e-mail, você pode criar estratégias para conversão de vendas. 

Utilize o contato das pessoas que iniciaram, mas não finalizaram a compra, para incentivar uma nova compra. 

Coletas de feedback: Ouvir seu cliente é um dos processos mais importantes, para que você entenda como está seu negócio na visão do público. Feedbacks são sempre bem vindos e te ajudam a traçar melhorias em seu produto e ninguém melhor que seus clientes para te ajudar. 

Entre em contato com as pessoas que finalizaram seu conteúdo, entenda qual foi a visão delas, os pontos fortes e fracos, e aplique isso para melhorar seu produto. 

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