Posso cancelar um pedido e reembolsar um participante?
Cabe a você, organizador, definir a política de reembolso ou cancelamento do seu evento, e é importante que ela fique clara na descrição dele. Entretanto, vale destacar que a o Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência, descontada a taxa de serviço +taxa de processamento da compra, em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra. Por isto, a sua política deve estar alinhada a esta lei, certo?!
Atualmente, o próprio participante também pode solicitar o cancelamento direto, conforme o passo a passo disponível aqui: Como faço para cancelar meu ingresso?
Para cancelar um pedido, acesse o menu "Participantes" no painel do seu evento, busque pelo nome do comprador, número do pedido ou código do ingresso e clique no nome do comprador que deseja reembolsar:
Ao clicar no pedido você encontrará todos os detalhes do participante, podendo realizar o cancelamento e o reembolso da compra clicando no ícone da lixeira, conforme imagem abaixo:
Depois, você deve confirmar o cancelamento do ingresso clicando no botão “Sim, cancelar pedido”:
É importante lembrar que a plataforma permite que o organizador solicite o cancelamento de um pedido, de forma self-service, em até 48 horas depois do término do evento.
Nota: atualmente, não é possível cancelar apenas um ingresso dentro de um pedido. Normalmente instruímos os compradores a cancelar o pedido anterior e refazer a compra, ou a repassar os ingressos a serem cancelados para outras pessoas a fim de não perdê-los. Se ele optar por isso, você, organizador, pode fazer a troca de titularidade. Lembrando que no caso da troca de titularidade, a Sympla não se responsabiliza e não atesta a veracidade ou confiabilidade de ingressos adquiridos por terceiros, outros sites ou qualquer ponto de venda não autorizado. Ao adquirir ingressos fora da plataforma, o comprovador fica sujeito a esquemas de fraude ou engenharias sociais alheios à responsabilidade da Sympla. Os ingressos devem ser adquiridos apenas através da plataforma Sympla, ou em pontos de venda autorizados.
Para cada forma de pagamento do ingresso, o reembolso é feito de uma maneira. Veja:
Cancelamento de compras realizadas com cartão de crédito:
Se a compra foi feita por cartão de crédito, o reembolso do valor do ingresso, descontada a taxa de serviço + taxa de processamento da compra, será devolvido ao mesmo cartão utilizado durante a compra e aparecerá na próxima fatura ou na subsequente e o prazo dependendo da data de fechamento da fatura do cliente e da data em que o pedido foi cancelado.
Cancelamento de compras por boleto bancário:
O processo de reembolso da compra via boleto bancário acontece logo após o titular da compra responder um e-mail automático enviado pela Sympla, contendo as informações necessárias. O valor só poderá ser transferido para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no momento da compra.
Depois, basta que o cliente aguarde o prazo para a confirmação da devolução na conta informada, o que pode levar até 30 dias a partir do momento em que recebemos os dados e desde que eles estejam corretos.
Cancelamento de compras por Pix:
O processo de reembolso da compra via Pix acontece de duas formas, mudando conforme a data de compra:
Cancelamentos realizados até 90 dias a partir da data de compra: a devolução será realizada para a mesma conta em que o pagamento foi feito em até 7 dias contados a partir da data de cancelamento da compra.
Cancelamentos realizados após 90 dias a partir da data de compra: o titular da compra receberá um e-mail enviado pela Sympla, com um link para que seja possível cadastrar dados bancários e contendo as informações necessárias para receber o valor através de transferência em até 15 dias a contar da data de cadastro dos dados bancários.
Em ambos os casos o valor total do pedido será devolvido, não será permitida a devolução parcial.
Cancelamento de compras realizadas com Google Pay ou Apple:
Se a compra foi feita por Google Pay ou Apple Pay, o valor pago originalmente será devolvido ao mesmo cartão vinculado à carteira utilizada durante a compra e aparecerá até a terceira fatura, dependendo da data de fechamento da fatura do cliente e da data do pedido de reembolso.
Cancelamento de compras realizadas com Nupay:
Se a compra foi feita por Nupay, o reembolso do valor do ingresso, descontada a taxa de serviço +taxa de processamento da compra, será devolvido dependendo do tipo de cartão utilizado na compra:
Cartão de crédito: reembolso no mesmo cartão utilizado durante a compra e aparecerá na próxima fatura ou na subsequente, sendo o prazo dependendo da data de fechamento da fatura do cliente e da data em que o pedido foi cancelado. Cartão de débito: a devolução será realizada para a mesma conta Nubank em que o pagamento foi feito em até 7 dias contados a partir da data de cancelamento da compra.
ATENÇÃO: Caso a pessoa não tenha uma conta bancária para receber o valor ou tenha alguma dúvida sobre o processo, por favor, peça a ela que entre em contato com a gente clicando aqui e vamos ajudá-la.
Em caso de dúvidas, clique aqui e deixe sua solicitação! Nós te retornamos em até 1 dia útil.
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