Posso cancelar uma venda e devolver o valor da compra ao participante?

A plataforma permite que o organizador solicite o cancelamento de uma venda em até 48 horas depois de terminado o evento.

Cabe a você, organizador, definir sua política de reembolso ou cancelamento, mas é importante que ela fique clara na descrição de seu evento.

Vale destacar que a lei do Código de Defesa do Consumidor, garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra.

Para cancelar um pedido, no painel do evento vá até o menu “Participantes” e clique no nome do comprador que deseja reembolsar.

cancelar_participantes.png

Na tela que aparece você encontrará todos os detalhes do participante, podendo realizar o cancelamento e o reembolso da compra clicando no ícone da lixeira, conforme imagem abaixo:

cancelar_participantes_2.png

Depois, você deve confirmar o cancelamento do ingresso clicando no botão “Sim, cancelar pedido”:

cancelamento_evento_pago.png

Nota: Atualmente, não é possível cancelar apenas um ingresso dentro de um pedido. Normalmente instruímos os compradores a cancelar o pedido anterior e refazer a compra, ou a repassar os ingressos a serem cancelados para outras pessoas a fim de não perdê-los. Se ele optar por isso, você, organizador, pode fazer a troca de titularidade.

Para cada forma pagamento do ingresso, o reembolso é feito de uma maneira. Veja:

Compras realizadas com cartão de crédito:

Se a compra foi realizada com cartão de crédito, o reembolso será apontado na próxima fatura do comprador ou na subsequente, dependendo da data de fechamento da fatura e da data do pedido de reembolso.

Cancelamento de compras por boleto bancário ou débito online:

O comprador precisará ter uma conta no Moip - um dos nossos processadores de pagamentos - com o mesmo e-mail fornecido durante a compra. A conta Moip funciona como uma conta virtual onde será depositado o valor do ingresso a ser reembolsado. Depois de criada a conta, o participante deverá informar o login da conta Moip enviando um e-mail para pagamentos@sympla.com.br, avisando sobre a criação da conta para que o reembolso seja finalizado. Depois disso, o reembolso acontece em até 5 dias úteis e o participante conseguirá transferir o dinheiro da sua conta Moip para sua conta bancária pessoal.

A criação da conta Moip pode ser feita nesse link, selecionando a opção "Sou Comprador".

Lembre-se: é você quem decide. Se a sua política de reembolso permitir o cancelamento de compras dos seus ingressos, nossa ferramenta está à sua disposição para efetuá-lo de maneira facilitada. Se por outro lado sua política não permitir este tipo de ação, basta não usar. O importante é comunicar aos seus compradores qual a política adotada para o seu evento. Uma sugestão é inserir a política dos ingressos na descrição do seu evento, veja aqui.

Em caso de dúvidas, clique aqui e deixe sua solicitação! Nós te retornamos em até 1 dia útil.

#DicaSympla: Veja o que fazer quando a atração ou o convidado do seu evento não pode comparecer e aprenda as melhores práticas para a organização dos seus eventos em nosso Blog!

Baixe agora os novos aplicativos da Sympla: