Posso cancelar uma venda e devolver o valor da compra ao participante?

A plataforma permite que o organizador solicite o cancelamento de uma venda em até 48 horas depois de terminado o evento.

Cabe a você, organizador, definir sua política de reembolso ou cancelamento, mas é importante que ela fique clara na descrição de seu evento.

Vale destacar que a lei do Código de Defesa do Consumidor, garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra.

Para cancelar um pedido, no painel do evento vá até o menu “Participantes” e clique no nome do comprador que deseja reembolsar.

cancelar-participantes.png

Na tela que aparece você encontrará todos os detalhes do participante, podendo realizar o cancelamento e o reembolso da compra clicando no ícone da lixeira, conforme imagem abaixo:

cancelar-participantes-2.png

Depois, você deve confirmar o cancelamento do ingresso clicando no botão “Sim, cancelar pedido”:

cancelar-participantes-3.png

Nota: Atualmente, não é possível cancelar apenas um ingresso dentro de um pedido. Normalmente instruímos os compradores a cancelar o pedido anterior e refazer a compra, ou a repassar os ingressos a serem cancelados para outras pessoas a fim de não perdê-los. Se ele optar por isso, você, organizador, pode fazer a troca de titularidade.

Para cada forma pagamento do ingresso, o reembolso é feito de uma maneira. Veja:

Compras realizadas com cartão de crédito:

Se a compra foi realizada com cartão de crédito, o reembolso será apontado na próxima fatura do comprador ou na subsequente, dependendo da data de fechamento da fatura e da data do pedido de reembolso.

Cancelamento de compras por boleto bancário ou débito online:

O processo de reembolso destes métodos de pagamento depende da data em que você fez o cancelamento do pedido do seu cliente. Veja abaixo:

Novo processo de reembolso

Disponível a partir do dia 30 de novembro de 2018, o novo processo inicia depois que você solicitar o cancelamento do pedido do cliente na plataforma. A partir daí, encaminhamos automaticamente um e-mail para o titular da compra com um link para que ela possa cadastrar a conta bancária (conta corrente ou poupança) em que deseja receber o reembolso:

2018-11-29_1332.png

O valor só poderá ser transferido para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no momento da compra. Ao clicar em “Cadastrar dados”, a pessoa deverá preencher as informações conforme abaixo:

novoreembolsoboleto.png

Feito isso, basta que ela aguarde o prazo para a confirmação da devolução na conta informada, o que pode levar até 30 dias a partir do momento em que recebemos os dados e desde que eles estejam corretos.

ATENÇÃO: Caso a pessoa não tenha uma conta bancária para receber o valor ou tenha alguma dúvida sobre o processo, por favor, peça a ela que entre em contato com a gente clicando aqui e vamos ajudá-la.

Antigo processo de reembolso

As compras realizadas via boleto bancário e débito online e canceladas antes do dia 30 de novembro de 2018 continuam sendo reembolsadas através da Wirecard (antigo Moip), um dos nossos processadores de pagamento, que funciona como uma conta virtual. Para que o valor seja creditado corretamente, a pessoa precisa ter uma conta Wirecard associada ao mesmo e-mail usado na compra. Caso ela ainda não tenha uma, sugerimos que crie através do link https://bem-vindo.wirecard.com.br/ e marque a opção Nunca vendi nada pela internet, após informar o seu nome. O artigo a seguir também pode ajudá-la: Como criar uma conta no Moip?

ATENÇÃO: O valor só poderá ser transferido para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no cadastro Wirecard.

Após criar a conta, o cliente deverá nos encaminhar um e-mail no pagamentos@sympla.com.br informando os dados da sua conta Wirecard (Nome completo e E-mail associado a conta). Ele receberá um retorno sobre o seu reembolso via e-mail, em até 05 dias úteis. Após o credito do valor na conta Wirecard, basta orientar o cliente a solicitar a transferência/saque para sua conta bancária. O artigo Como transfiro meus recebimentos para a conta bancária? explica como efetuar essa transação.

DICA: O primeiro saque mensal de reembolso na conta Wirecard para uma conta bancária é gratuito. A partir do segundo realizado no mês, a Wirecard cobrará uma taxa de R$ 3,00 para finalizar a operação.

Em caso de dúvidas, clique aqui e deixe sua solicitação! Nós te retornamos em até 1 dia útil.

#DicaSympla: Veja o que fazer quando a atração ou o convidado do seu evento não pode comparecer e aprenda as melhores práticas para a organização dos seus eventos em nosso Blog!

Baixe agora os novos aplicativos da Sympla: