Posso cancelar um pedido e reembolsar um participante?

Cabe a você, organizador, definir a política de reembolso ou cancelamento do seu evento, e é importante que ela fique clara na descrição dele. Entretanto, vale destacar que a o Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência, descontada a taxa de serviço, em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra. Por isto, a sua política deve estar alinhada a esta lei, certo?!

Para cancelar um pedido, acesse o menu "Participantes" no painel do seu evento, busque pelo nome do comprador, número do pedido ou código do ingresso e clique no nome do comprador que deseja reembolsar:

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Ao clicar no pedido você encontrará todos os detalhes do participante, podendo realizar o cancelamento e o reembolso da compra clicando no ícone da lixeira, conforme imagem abaixo:

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Depois, você deve confirmar o cancelamento do ingresso clicando no botão “Sim, cancelar pedido”:

cancelar-participantes-3.pngÉ importante lembrar que a plataforma permite que o organizador solicite o cancelamento de um pedido, de forma self-service, em até 48 horas depois do término do evento.

Nota: atualmente, não é possível cancelar apenas um ingresso dentro de um pedido. Normalmente instruímos os compradores a cancelar o pedido anterior e refazer a compra, ou a repassar os ingressos a serem cancelados para outras pessoas a fim de não perdê-los. Se ele optar por isso, você, organizador, pode fazer a troca de titularidade.

Para cada forma de pagamento do ingresso, o reembolso é feito de uma maneira. Veja:

Cancelamento de compras realizadas com cartão de crédito:

Se a compra foi feita por cartão de crédito, o valor pago originalmente será devolvido ao mesmo cartão utilizado durante a compra e aparecerá até a terceira fatura, dependendo da data de fechamento da fatura do cliente e da data do pedido de reembolso.

Cancelamento de compras por boleto bancário:

O processo de reembolso da compra via boleto bancário acontece logo após o titular da compra responder um e-mail automático enviado pela Sympla, contendo as informações necessárias. O valor só poderá ser transferido para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no momento da compra. 

Depois, basta que o cliente aguarde o prazo para a confirmação da devolução na conta informada, o que pode levar até 90 dias a partir do momento em que recebemos os dados e desde que eles estejam corretos.

Cancelamento de compras por Pix:

O processo de reembolso da compra via Pix acontece de duas formas, mudando conforme a data de compra:

Cancelamentos realizados até 90 dias a partir da data de compra: a devolução será feita de forma automática para a mesma conta em que o pagamento foi realizado.

Cancelamentos realizados após 90 dias a partir da data de compra: o titular da compra receberá um e-mail enviado pela Sympla,  com um link para que seja possível cadastrar dados bancários e contendo as informações necessárias para receber o valor através de transferência.

Em ambos os casos o valor total do pedido será devolvido, não será permitida a devolução parcial.   

ATENÇÃO: Caso a pessoa não tenha uma conta bancária para receber o valor ou tenha alguma dúvida sobre o processo, por favor, peça a ela que entre em contato com a gente clicando aqui e vamos ajudá-la.

IMPORTANTE: Atualmente o método de pagamento via Pix está disponível para compras, somente em eventos presenciais. 

Em caso de dúvidas, clique aqui e deixe sua solicitação! Nós te retornamos em até 1 dia útil.

#DicaSympla: Veja o que fazer quando a atração ou o convidado do seu evento não pode comparecer e aprenda as melhores práticas para a organização dos seus eventos em nosso Blog!

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