Posso cancelar uma venda e devolver o valor da compra ao participante?

A plataforma permite que o organizador solicite o cancelamento de uma venda em até 48 horas depois de terminado o evento.

Cabe a você, organizador, definir sua política de reembolso ou cancelamento, mas é importante que ela fique clara na descrição de seu evento.

Vale destacar que a lei do Código de Defesa do Consumidor, garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra.

Para cancelar um pedido, no painel do evento vá até o menu “Participantes” e clique no nome do comprador que deseja reembolsar.

cancelar-participantes.png

Na tela que aparece você encontrará todos os detalhes do participante, podendo realizar o cancelamento e o reembolso da compra clicando no ícone da lixeira, conforme imagem abaixo:

cancelar-participantes-2.png

Depois, você deve confirmar o cancelamento do ingresso clicando no botão “Sim, cancelar pedido”:

cancelar-participantes-3.png

Nota: Atualmente, não é possível cancelar apenas um ingresso dentro de um pedido. Normalmente instruímos os compradores a cancelar o pedido anterior e refazer a compra, ou a repassar os ingressos a serem cancelados para outras pessoas a fim de não perdê-los. Se ele optar por isso, você, organizador, pode fazer a troca de titularidade.

Para cada forma pagamento do ingresso, o reembolso é feito de uma maneira. Veja:

Cancelamento de compras realizadas com cartão de crédito:

Se a compra foi feita por cartão de crédito, o valor pago originalmente será devolvido ao mesmo cartão utilizado durante a compra e aparecerá até a terceira fatura, dependendo da data de fechamento da fatura do cliente e da data do pedido de reembolso.

Cancelamento de compras por boleto bancário ou débito online:

O processo de reembolso da compra via boleto ou débito online acontece logo após o titular da compra responder um e-mail automático enviado pela Sympla, contendo as informações necessárias. O valor só poderá ser transferido para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no momento da compra. 

Depois, basta que o cliente aguarde o prazo para a confirmação da devolução na conta informada, o que pode levar até 90 dias a partir do momento em que recebemos os dados e desde que eles estejam corretos.

ATENÇÃO: Caso a pessoa não tenha uma conta bancária para receber o valor ou tenha alguma dúvida sobre o processo, por favor, peça a ela que entre em contato com a gente clicando aqui e vamos ajudá-la.

Em caso de dúvidas, clique aqui e deixe sua solicitação! Nós te retornamos em até 1 dia útil.

#DicaSympla: Veja o que fazer quando a atração ou o convidado do seu evento não pode comparecer e aprenda as melhores práticas para a organização dos seus eventos em nosso Blog!

Baixe agora os novos aplicativos da Sympla: